Sugestão de Atividade - Conceito Geométrico



Segue em anexo (clique na palavra em azul "em anexo" para fazer o download da imagem em PDF) um trabalho que utilizei como base na utilização de metodologia para se trabalhar em sala de aula, é um trabalho de mestrado de Evanilton Rios Alves. O arquivo é uma planta de uma cozinha.

Segue abaixo alguns exercícios em que se pode trabalhar a planta da cozinha, e nessa planta são inumeros conteudos que podemos trabalhar com os alunos. Na parte de geometria fica muito interessante a utilização do software geogebra para construção de figuras que se pode vizualizar na planta e o calculo da sua area e dimensão.


ATIVIDADE ENVOLVENDO CONCEITO GEOMÉTRICO COM A PLANTA DA COZINHA

Um armário de cozinha foi confeccionado com uma área correspondente a 1,8m². Na fixação do armário verificou-se que será preciso aumentar os lados do armário,passando a possuir uma área de 2,1m². Sabendo que as medidas iniciais doarmário eram de 3m e 0,6m. Qual a quantidade que foi necessária aumentar nas dimensões do armário?

ATIVIDADE ENVOLVENDO CONCEITO GEOMÉTRICO COM A PLANTA DA COZINHA

Cláudio precisa colocar azulejos em uma cozinha que tem formato retangular e possui medidas 3,2m e 2,7m. Nesta cozinha há um armário embutido retangular com medidas 2,66m e 0,7m. Qual a quantidade de azulejos que Cláudio precisará paracobrir a parede da cozinha, diminuindo a parte em que está o armário? 

Autora da proposta: FABRICIA SANTOS, Residente em Santa Cecilia do Pavão e é acadêmica do curso de Licenciatura em matemática na Uenp - Universidade do Norte do Parana em Cornélio Procópio.






Gostou? Compartilhe!



 

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa e proposta.
    Saudações.
    Evanilton Rios Alves

    ResponderExcluir