Vídeo Aulas - Ensino Médio - Matemática (Novo Telecurso 2000)


 Contato


Você que é estudante do Ensino Médio, pretende prestar concurso público, se preparar para o ENEM ou participar de qualquer outro tipo de seleção, veja abaixo excelentes dicas de vídeos para você se aprofundar no raciocínio matemático.

São vídeo - aulas do Novo Telecurso 2000, cursos reconhecidos nacionalmente via televisão, em que oferece também cursos profissionalizantes, técnicos e de outras disciplinas. Aulas abordadas de forma teórica e prática e de uma maneira bem descontraída e fácil de entender.

Segue abaixo os vídeos do Ensino Médio (70 vídeo aulas), separados por matérias. Havendo algum link com defeito, escrever e-mail para thiagoconrado@hotmail.com, para "possíveis" alterações e/ou correções de link.

Indique essa página para um amigo e bons estudos!  
Ensino Médio
Nesta primeira teleaula, você recordará as operações Matemáticas. Verá que a adição é usada para juntar coisas que estão separadas e que, quando se quer tirar uma quantidade de outra, é só utilizar a subtração. Já a multiplicação é usada quando se pretende fazer uma soma de muitas parcelas iguais. Por último, lembrará que a divisão, como o próprio nome diz, serve para aqueles casos em que se precisa dividir uma quantidade em várias parcelas iguais.
Para somar frações é preciso, antes, igualar os denominadores - os números de baixo. Você recordará que as frações não se alteram quando multiplicamos ou dividimos o numerador e o denominador pelo mesmo número e aprenderá que elas podem ser transformadas em número decimal. Além disso, verificará que multiplicação de frações deve ser feita multiplicando numerador por numerador e denominador por denominador.
O raciocínio algébrico surgiu, provavelmente, na Índia, e foi sendo aperfeiçoado através dos séculos. Você verá que nele costuma-se usar a letra "x" para representar a incógnita, ou seja, o número que estamos procurando. Além disso, aprenderá que, para resolver um problema, montamos uma equação.
Um mesmo problema pode ser resolvido pelo método aritmético, pelo método algébrico e pelo método gráfico. Você aprenderá que é possível escolher um ou outro método, mas que resolver o mesmo problema por mais de um método é uma forma segura de ver que não errou. Se as duas respostas forem iguais, é bem provável que estejam certas; se forem diferentes, uma delas está errada.
Equacionar os problemas é importante, pois torna a resolução mais fácil. Você verá que o primeiro passo para resolvê-los é perguntar: o que é "x"? Quem é a incógnita? O que eu sei sobre "x"? Qual é a equação? Daí, é só prestar bem atenção para apontar exatamente o que o problema pede e dar a resposta certa.
Nesta teleaula, você aprenderá a resolver equações de primeiro grau. Além disso, acompanhará, passo a passo, como se descobre uma incógnita "x" em uma equação.
A álgebra é uma ferramenta muito útil, que pode ser usada para resolver problemas de diversas profissões. Você acompanhará, em detalhes, a utilização dela para resolver um problema prático de carpintaria. Além disso, aprenderá que se deve colocar o problema no papel, antes de sair tentando resolvê-lo na prática. Isso evita muitos erros.
O plano cartesiano é formado por dois eixos coordenados, x e y. Você verá que é possível enxergar, graficamente, a relação entre os números x e y que estejam relacionados por uma fórmula -- como, por exemplo: y = 2x + 1 ou y = x². Além disso, dará uma olhada em uma reta numérica e acompanhará exemplos de gráficos de relações entre números.
Você verá como é a figura geométrica da reta e a relação entre as formas y = ax e y = ax + c. No caso da fórmula y = ax + c, você aprenderá que é possível saber onde a reta vai estar no gráfico a partir do sinal do "c". Se o "c" for positivo, a reta corta o eixo y acima da origem, já se o "c" for negativo, a reta vai cortar o eixo y abaixo da origem.
Para resolver sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas, você aprenderá dois métodos: o da substituição e o da adição. Além disso, saberá como conferir os resultados.

O primeiro passo para resolver problemas por meio de sistemas é identificar as incógnitas. Você aprenderá a relacioná-las usando as equações, podendo, assim, aplicar os métodos desenvolvidos na aula para a solução dos problemas.
É possível fazer uma tabela para montar uma equação. Você verá como ela pode ser traduzida visualmente num gráfico, no qual aparecerá a intersecção das retas que representam as equações.
Nesta teleaula, você recordará produtos notáveis, por meio do cálculo da área de um retângulo. Relembrará conceitos de multiplicação e propriedade distributiva, além de fixar os cálculos que envolvem o quadrado da soma.
Já pensou em como são calculadas medidas astronômicas - como a distância entre a Terra e as estrelas? Você verá que, para isso, basta utilizar a potência de 10 e descobrirá quais são as principais propriedades das operações com potências.
O cálculo da área de diversos polígonos pode ser feito pela remontagem de peças, como num quebra-cabeça. Você verá que a fórmula básica para calcular a área de um paralelogramo é "base X altura" e que ela também vale para calcular a área de um trapézio - desde que determinemos a média aritmética de suas bases.
Você conhece o número Pi ? Nesta teleaula, você aprenderá as aplicações dele na Matemática, principalmente, no cálculo do comprimento da circunferência, da área do círculo e no cálculo do volume do cilindro.
Estudando algumas aplicações do Teorema de Tales, você compreenderá a relação entre retas paralelas cortadas por transversais e aprenderá a solucionar problemas práticos, como um cálculo de prestações.
Além de conhecer o significado da raiz quadrada de um número positivo, você reconhecerá a existência de números irracionais e saberá como aplicar algumas propriedades das raízes.
O Teorema de Pitágoras funciona para qualquer triângulo retângulo. Você acompanhará uma demonstração gráfica disso com o quebra-cabeça dos quatro triângulos e verá como o teorema resolverá um problema utilizando um outro tipo de triângulo retângulo.
Acompanhando uma situação típica de uma fazenda - o cálculo da largura de um rio que não pode ser medido com trena ou metro -, você aprenderá a calcular distâncias sem medir.

Nesta teleaula, você saberá como reconhecer polígonos semelhantes e aprenderá o conceito de razão de semelhança.
Ao aprender a ler plantas e mapas, você notará que, em ambos, existe uma escala. Ela é o que permite saber o quanto cada centímetro desenhado representa na realidade.
A geometria de uma casa pode ser apreendida com desenhos. Você verá que, a partir dos dados da planta, você poderá avaliar a quantidade de materiais necessários para a construção -- como, por exemplo, a quantidade de lajotas, tacos e azulejos.
Estudando as equações do segundo grau, você saberá que elas podem ter duas, uma ou, até mesmo, nenhuma solução.
Nesta teleaula, você conhecerá a fórmula de uma equação de segundo grau e aprenderá a aplicá-la.
Você verá como uma equação do segundo grau ajudará a descobrir as medidas de um galinheiro e o número de pessoas presentes no bar do seu Manoel.
Função é uma relação entre duas grandezas. Você saberá como reconhecer a lei que associa duas grandezas - como no caso do comprimento da circunferência, que está associado ao tamanho do raio - e a conceituar o que é domínio e o que é imagem numa função.
Nesta teleaula, você aprenderá a interpretar e construir gráficos de funções. Além disso, conhecerá o Gráfico de Barras para Funções Discretas e o Gráfico de Funções Contínuas.
Os gráficos são importantes no dia-adia. Você verá que eles são usados para fazer estimativas e projeções futuras, para organizar informações e para facilitar a visualização dos dados. Além disso, saberá que uma amostra aleatória deve incluir os mais diferentes tipos de pessoas e camadas sociais.
A função do primeiro grau possui muitas aplicações. Você verá quais são elas e saberá que o gráfico desse tipo de função é uma reta.

Na Matemática, a parábola corresponde a uma representação gráfica. Você verá que ela serve para representar uma função do segundo grau, dona de duas raízes e um vértice.
Pode-se aplicar uma função do segundo grau para descobrir os valores máximo e mínimo de um problema qualquer. Você saberá como a representação da parábola ajuda a encontrar e compreender esses valores.
A noção de sequência está ligada à progressão aritmética. Você aprenderá a determinar a razão desse tipo de progressão e, também, como se calculam seus termos.
A progressão aritmética possui uma fórmula que torna possível somar seus termos. Você compreenderá a dedução dessa fórmula e verá como aplicá-la em situações práticas.
Depois de estudar as progressões aritméticas em teleaulas anteriores, você vai aprender a identificar e construir progressões geométricas. Além disso, saberá como determinar a razão delas e como descobrir qualquer um de seus termos.
Você conhecerá a soma dos termos de uma progressão geométrica e verá uma demonstração da fórmula utilizada para efetuar essa soma.
Alguns princípios básicos regem a Matemática Financeira. Para entendê-los, você aprenderá a operar com porcentagem, descobrirá como se calcula aumentos e descontos e, ainda, saberá como efetuar cálculos simples.
Como decidir entre uma compra à vista ou a prazo? Você aprenderá a calcular o preço à vista equivalente a um financiamento e a transferir quantias do presente para o futuro - e vice-versa.
Além de aprender a reconhecer -- e a utilizar -- os ângulos e a medida de ângulo, você saberá como se usa o transferidor.
Nesta teleaula, você vai conhecer e aplicar as razões trigonométricas nos triângulos retângulos. Além disso, verá como construir triângulos semelhantes e aprenderá a utilizar a tabela trigonométrica.

Os ângulos de 30, 45 e 60 graus são considerados casos especiais por serem os mais encontrados no nosso dia-a-dia. Você aprenderá a usar a trigonometria neles e verá novas relações geométricas, que serão muito úteis na resolução de problemas.

Calcular as medidas de triângulos acutângulos exige fórmulas diferentes das exigidas pelo triângulo retângulo. Você conhecerá a Lei dos Cossenos - uma expressão geral utilizada para qualquer lado de triângulos que não são retângulos -- e, ainda, acompanhará uma aplicação prática dessa lei.
Além de conhecer a Lei dos Senos, você aprenderá a calcular a área de triângulos e o ângulo formado por seus lados.
Utilizando as relações trigonométricas, você verá que é possível calcular distâncias horizontais ou verticais que não podem ser medidas diretamente. Além disso, conhecerá o teodolito e suas aplicações na medida de ângulos.
 A fórmula que determina a equação de reta passa por dois pontos. Você saberá de que maneira aplicá-la e aprenderá a traduzir um problema de variação linear em termos de coordenadas.
Você aprenderá a calcular o coeficiente angular de uma reta e saberá qual é a relação entre os coeficientes de retas paralelas e perpendiculares. Além disso, verá como se transforma a equação de uma reta da forma geral para a forma reduzida.
Conhecendo a equação da circunferência, você verá como essa fórmula é aplicada para construir circunferências de grandes dimensões.
A multiplicação é uma boa solução para problemas de contagem. Você conhecerá o princípio multiplicativo e aprenderá a aplicá-lo.
Nesta teleaula, você conhecerá a permutação e saberá como fazer seu cálculo. Além disso, aprenderá o que é fatorial de um número.
Permutações também podem ser utilizadas em situações em que os objetos não são todos distintos. Além de conhecer as permutações circulares, você verá como se simplifica fatoriais.

Você verá que, diferentemente das permutações, nas combinações nem todos os elementos disponíveis são utilizados para formar um agrupamento. Além disso, verá que a ordem como esses elementos são arrumados não faz diferença.

Assistindo à revisão de combinatória, você aprenderá a interpretar problemas de contagem identificando as características que definem o caso e saberá como utilizar casos diferentes associados ao mesmo problema.
A probabilidade é o tema desta teleaula. Você verá como é o conceito intuitivo dela e saberá sua definição tradicional. Além disso, descobrirá como se aplicam seus conceitos, por meio de exemplos e exercícios relacionados com situações concretas.
O conceito de probabilidade pode ser aplicado em problemas que envolvem tanto a multiplicação, quanto a soma. Você aprenderá que é possível calcular a probabilidade de ocorrer um evento e outro no mesmo experimento.
As probabilidades podem ser estimadas. Você verá como se faz a determinação experimental e o que é frequência relativa de um evento. Além disso, saberá o que são amostras e como calcular probabilidades com elas.
Além de aprender a calcular a média aritmética simples, você descobrirá como se opera o cálculo da média aritmética ponderada - aquela que atribui peso aos dados.
Recordando as propriedades operatórias das potências, você aprenderá a aplicá-las no cálculo de radicais. Além disso, conhecerá a potência de expoente fracionário.
Você conhecerá as definições e propriedades da operação de potenciação. Além disso, aprenderá a verificar se um determinado valor da variável é solução de uma equação.
Nesta teleaula, você aprenderá o significado de logaritmo, conhecerá a representação dos números positivos como potências de base e saberá como calcular as potências relativas a números compostos.
Os logaritmos possuem propriedades na multiplicação, na divisão e na potência. Você aprenderá a usá-las para calcular logaritmos de alguns números.
Os logaritmos têm muita utilidade na realização de cálculos complexos. Você aprenderá a identificar as ocasiões em que o uso deles é apropriado para resolver um problema.

As principais unidades de volume - como o litro, o centímetro cúbico e o metro cúbico -- serão o tema desta teleaula. Como forma de exemplo, você aprenderá a calcular o volume de um paralelepípedo.

O cubo, o prisma e o cilindro são chamados de sólidos geométricos. Você aprenderá a identificar as propriedades deles e conhecerá a fórmula que calcula seus volumes. Além disso, verá como se aplicam essas fórmulas na resolução de alguns problemas.
É possível conferir os volumes dos diferentes tipos de embalagens existentes. Você aprenderá a comparar os volumes calculados com os preços das embalagens.
Você aprenderá a calcular o volume de uma pirâmide, de um cone e de uma esfera. Além disso, saberá como identificar as propriedades desses sólidos geométricos e a reconhecer suas diferenças e semelhanças.
Nesta teleaula, você aprenderá a calcular a relação existente entre as áreas e os volumes de figuras semelhantes.
Na primeira de uma sequência de teleaulas de revisão, você recordará as fórmulas de volume dos principais sólidos e lembrará como se calcula o volume de um sólido por meio da soma ou da diferença de outros mais simples.
Você vai rever a solução de sistemas e recordará como são os gráficos e a equação de uma reta.
Nesta teleaula, você vai rever as progressões geométricas e recordará os principais conceitos de Matemática Financeira.
Na última teleaula de Matemática, você vai rever como a Trigonometria pode ajudar a calcular áreas e perímetros de terrenos.

 Contato




Gostou? Compartilhe!



 

0 comentários:

Postar um comentário